Papa diz que entristece ao ver fiéis e bispos tirando fotos durante a Missa

19/11/2017

Que a Missa não pareça um espetáculo e nada de tirar fotos durante a celebração. Foi o que o Papa Francisco afirmou durante a catequese que ofereceu a milhares de peregrinos que se reuniram na Praça de São Pedro como acontece todas as quartas-feiras, na Audiência Geral.

O Pontífice iniciou um novo ciclo de catequeses sobre a "Santa Missa", depois de mais de um ano falando sobre a "misericórdia". Foi durante a primeira catequese, na qual explicou precisamente por que escolheu este tema para as próximas audiências, que improvisou e, deixando de lado os papéis, queixou-se da atitude de algumas pessoas durante as celebrações.

"Por que estamos lá? E as leituras da Missa, por estão ali? Por que se lê?", perguntou na catequese. "Ou, por que em certo momento o sacerdote que preside a celebração diz: 'Corações ao alto?'. Não diz: 'Nossos celulares ao alto para tirar uma fotografia'!".

"Não, isso é algo muito feio! E digo que me dá muita tristeza quando celebro aqui na Praça ou na Basílica e vejo tantos celulares levantados, não só dos fiéis, também de alguns sacerdotes e também bispos".

"Por favor - continuou -, a Missa não é um espetáculo! É ir ao encontro da paixão e da ressurreição do Senhor. Por isso, o sacerdote diz: 'Corações ao alto'. O que isso quer dizer? Recordem-se: nada de celulares".

Na catequese, explicou que a Eucaristia "é fundamental para nós cristãos compreender bem o valor e o significado da Santa Missa, para viver sempre mais plenamente o nosso relacionamento com Deus".

"A Eucaristia é um acontecimento maravilhoso, no qual Jesus Cristo, nossa vida, se faz presente" e "os sacramentos, e a celebração eucarística de modo particular, são os sinais do amor de Deus, as vias privilegiadas para nos encontrarmos com Ele", acrescentou

acidigital.com